Dor de garganta. O que é? Quais as causas, os sintomas e como evolui?

O que é dor de garganta?
A dor de garganta é ocasionada quase sempre por uma amigdalite (inflamação nas amígdalas), uma faringite (inflamação da faringe) ou uma laringite (inflamação da laringe). Como essas estruturas anatômicas estão muito próximas é comum que inflamem ao mesmo tempo, embora em cada indivíduo possa predominar uma delas. Outras causas também podem causar dor de garganta, mas elas são bem menos frequentes (alergias, refluxo gastroesofágico, irritação provocada por cigarro ou álcool, frio e baixa umidade do ar, tumores, úlceras, etc.).

Quais são as causas da dor de garganta?
As causas mais frequentes de dor de garganta, as amigdalites, faringites ou laringites podem ser virais ou bacterianas. As faringites e laringites são quase sempre virais, nas amigdalites as causas bacterianas costumam ser mais frequentes do que nas duas doenças anteriores.

Quais são os principais sinais e sintomas da dor de garganta?
Nas amigdalites ocorre dor intensa, principalmente para engolir, febre, mal-estar e indisposição. Se as amígdalas estiverem inchadas e a região bem vermelha, a infecção é viral e pequenas feridas vermelhas podem aparecer. Quando houver placas de pus, a infecção é bacteriana. Nas faringites virais, ocorre dor para engolir, falar e bocejar; mal-estar; vermelhidão na parede e no fundo da boca e aftas. Quando é infecção bacteriana, além disso, há formação de placas de pus. A laringite pode ser facilmente confundida com a faringite, mas frequentemente ocasiona também transtornos da voz, como rouquidão, por exemplo, tosse seca e irritativa.

Como o médico diagnostica a dor de garganta?
Os sinais clínicos são o principal e mais imediato recurso do diagnóstico, mas também pode ser feita uma avaliação laboratorial de material colhido na área inflamada, para identificar o agente infeccioso.

Como o médico trata a dor de garganta?
O tratamento da amigdalite, faringite ou laringite viral é apenas sintomático e deve ser feito com analgésicos e antitérmicos. Se a infecção for bacteriana, o uso de antibióticos pode ser necessário e o médico irá prescrevê-los. Se as amigdalites bacterianas forem muito repetitivas e se o pus ficar represado na amígdala permitindo que as bactérias se desenvolvam, a retirada cirúrgica das amígdalas está indicada.

Como evolui a dor de garganta?
As infecções virais curam-se espontaneamente, mas as bacterianas requerem antibióticos e podem se complicar com abscessos, febre reumática ou problemas renais. A infecção viral dura três ou quatro dias; já a bacteriana, mesmo não complicada, dura um pouco mais.

Como prevenir a dor de garganta?
  • Evite respirar pela boca, o que resseca a mucosa e facilita a contaminação por bactérias.
  • Evite os fatores que desencadeiam alergias em você.
  • Evite o nariz entupido e a poeira.
  • Beba bastante água.
  • Faça frequentes gargarejos com antissépticos.
  • Faça uma boa higiene oral para a remoção eficaz dos restos alimentares (principalmente após as refeições) e ao mesmo tempo impossibilitar a “ligação” de um conjunto de bactérias aos dentes e gengivas,
Fonte:   abc.med.br