Gengivas doentes = parto prematuro = bebê de baixo peso

Se você está grávida e tem problemas nas gengivas, há uma grande probabilidade de ter um bebê prematuro e muito pequeno. Exatamente. As duas condições estão muito ligadas, no entanto é uma ocorrência que permanece pouco compreendida pela ciência. As Inflamações decorrentes do problema gengival ou infecções pelo corpo em decorrência disso podem ser os culpados. A gravidez e suas alterações hormonais relacionadas também parecem piorar as doenças gengivais. Fale com o seu médico ou dentista para descobrir como proteger-se e, é claro, proteger também seu bebê.

Estudo da periodontista Marianna Vogt da Coordenadoria de Serviços Sociais da Unicamp, indica que as grávidas devem realizar tratamento odontológico adequado em caso de necessidade, preferencialmente durante o segundo trimestre da gravidez.

No final do estudo, observou-se relação da periodontite com o parto prematuro, baixo peso dos recém-nascidos e rompimento prematuro da bolsa.

Para melhor comprovar sua hipótese, Marianna Vogt realizou uma análise estatística multivariada, método que permite avaliar interferências na gestação como as do fumo, bebidas, drogas, hábitos alimentares, algumas doenças e outras variáveis. Além de identificar um risco de parto prematuro 3,47 vezes maior em gestantes com infecção periodontal, o estudo mostrou que o risco de nascimento de bebês com baixo peso aumenta 2,93 vezes. Em relação à amniorrexe prematura (rompimento da bolsa sem as contratações do útero), o risco sobe para 2,48 vezes.

Na revisão bibliográfica feita pela pesquisadora, os números indicam um risco de 2 a 7 vezes maior de parto prematuro e de bebê de baixo peso em gestantes portadoras da doença periodontal. “ É importante entender que a doença da mãe não passa para o bebê. O risco está na ocorrência de piores resultados no parto“, explica.

Fonte: Saúde em Movimento